Ter, 22 de junho de 2021, 10:16

Campanha orienta sobre assédio moral e sexual
Na Universidade Federal de Sergipe a campanha ocorre por meio de ações do Comitê de Gestão do Programa de Integridade

Informações disponíveis no site da Controladoria-Geral da União (CGU) descrevem que a integridade pública é um conjunto de arranjos institucionais que pretende fazer com que “a Administração Pública não se desvie de seu objetivo principal: entregar os resultados esperados pela população de forma adequada, imparcial e eficiente”.

Para fortalecer esse conceito, a CGU vem trabalhando a campanha Integridade Somos Todos Nós, cuja finalidade é aprimorar os programas de integridade pública e promover a cultura de integridade nos órgãos e entidades do Poder Executivo Federal, buscando a construção de ambientes cada vez mais íntegros na administração pública.

Na Universidade Federal de Sergipe (UFS) a campanha ocorre por meio de ações do Comitê de Gestão do Programa de Integridade. O coordenador do programa na UFS, Fred Amado, relata que não existe uma participação específica de cada instituição de maneira diferenciada.

“A instituição adere à campanha da CGU e reproduz internamente essa campanha nacional. Dentro da universidade fazemos a disseminação do programa, atendendo à proposta da CGU. Para isso, é fundamental a articulação com a comunicação da UFS. A ideia também é que futuramente possamos desenvolver campanhas próprias, específicas, com a cara da universidade”, declara o coordenador.

Junho

Para o mês de junho, a campanha trabalha o tema Assédio Moral e Sexual, explicando o que caracteriza cada tipo de assédio, dando exemplos do que seria considerado assédio e mostrando as principais consequências de cada um deles.

Exemplos do que pode ser provocado pelo assédio moral são a diminuição da autoestima do servidor, a desmotivação, a produtividade reduzida, a rotatividade de pessoal, o aumento de erros e acidentes, o absenteísmo, licenças médicas frequentes e a exposição negativa do nome do órgão ou instituição.

Já o assédio sexual pode trazer como consequências depressão, angústia, estresse, crises de choro, mal-estar físico e mental, cansaço exagerado, falta de interesse pelo trabalho, irritação constante, insônia, alterações no sono, pesadelos, diminuição da capacidade de concentração e memorização, isolamento, tristeza, redução da capacidade de se relacionar com outras pessoas e sensação negativa em relação ao futuro.

Além disso, pode causar aumento de peso ou emagrecimento exagerado, aumento da pressão arterial, problemas digestivos, tremores e palpitações, sentimento de culpa e pensamentos suicidas, uso de álcool e drogas e até mesmo tentativa de suicídio.

Construção

De acordo com a CGU, no Brasil, órgãos e entidades públicas têm trabalhado na construção e aperfeiçoamento de políticas e mecanismos de integridade. Nesse processo, estão fortalecendo estruturas que já eram utilizadas na prevenção e combate à corrupção, como comissões de ética, auditorias internas e corregedorias.

Também estão atuando no gerenciamento dos riscos para a integridade, relacionados a suas atividades, e no fortalecimento da cultura de integridade na organização.

Na UFS, foi criado em maio de 2018 o Comitê de Gestão do Programa de Integridade (CGPI), com a função de implementação e monitoramento contínuo do Programa de Integridade da Universidade. A finalidade é o aperfeiçoamento da prevenção, detecção e combate à ocorrência de fraudes e atos de corrupção

Campanha de Integridade CGU- junho

Atualizado em: Ter, 22 de junho de 2021, 10:17