No dia 6 de agosto, a Comissão de Ética Pública, representada pela Conselheira Marcelise de Miranda Azevedo, participou do lançamento do projeto AudiÉtica promovido pelo Ministério da Saúde. Marcelise apresentou a palestra "Ética na auditoria do SUS", destacando as regras éticas para agentes públicos e discutindo como a adesão a princípios éticos pode aprimorar a qualidade dos serviços do SUS. Ela enfatizou que a ética é essencial para a administração pública e para a execução eficaz das políticas públicas.
A cerimônia ocorreu na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), em Brasília, e reuniu chefes e supervisores do Serviço Nacional de Auditoria (Seaud) de todo o país, além de coordenadores, colaboradores do nível central de auditoria e membros da Comissão de Ética do MS.
Com o objetivo de fortalecer a cultura ética e a adesão aos padrões de conduta na auditoria interna do SUS, o projeto AudiÉtica visa promover a reflexão sobre os fundamentos, valores e princípios éticos no DenaSUS e no Sistema Nacional de Auditoria (SNA). Além de prevenir desvios éticos e de integridade, o projeto vai apoiar o plano de comunicação organizacional para o DenaSUS, que está em construção, a fim de estabelecer um fluxo e incluir diretrizes de ética profissional.